PÁGINAS INDEPENDENTES

28 de set de 2014

DE VIDRO e DE ÓCULOS


O Google me informou:
No caso dos modelos de vidro ou cristal, fatias grossas desses materiais são partidas por uma serra especial. Os pedaços são cortados em forma circular e aquecidos até ficarem maleáveis. Depois, são colocados num molde do tamanho e da curvatura que se deseja dar às lentes. Em seguida, as superfícies são lixadas com um composto químico formado de carbono e silício, ou com um esmeril áspero, para adquirirem o formato final. O polimento fino é feito com uma farinha especial abrasiva. Por último, as bordas são aparadas para centrar as lentes e dar-lhes o diâmetro correto, de modo que os feixes de luz que irão atravessá-las se concentrem num único ponto - a retina. As variações na curvatura e na espessura determinam o grau das lentes.
Isso posto, posso dizer:


VIDRO SE PRESTA À FABRICAÇÃO DE LENTES.

E, com sete palavras, formar uma frase para brincar com a Chica

Então, lembrei-me de uma brincadeira que gostava de brincar quando criança e voei até um blog da Anne, participar da SEMANA COLORIDA.


E voei de volta à minha infância:
Um dia, vi uma mulher de óculos de sol, estilo gatinho. Fiquei encantada e imaginei que o mundo poderia ficar cor de rosa, lilás, verde, enfim, eu poderia ter o mundo da cor que eu quisesse, bastando trocar a cor do óculos de sol... 
Mas. eu não óculos... só tinha sonhos.
Um dia, ganhei dois chocolates: um Diamante Negro e um Sonho de Valsa.
Saboreei, primeiro o Sonho de Valsa e era gostoso, mas pus o celofane rosa (faz tempo...) diante dos olhos e tudo ficou cor de rosa... como se fosse uma menina de óculos.
Depois, comi o Diamante Negro e era a maior das delícias... mas não consegui enxergar nada através daquele papel preto.



46 comentários:

  1. Jan, vai longe a época em que minha visão girava em torno de 100%... benditas lentes que nos permitem corrigir.
    Gostei de aprender sobre o processo de fabricação; por isso é caro.

    Abração e excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. E como são caras, né Cristina!
      Eu só precisei usar lentes "de perto" aos 43 anos.
      Quando tive a doença neurológica, o oftalmologista disse que a doença atingira o nervo ótico... fiquei com muita raiva (da doença)... depois, acabei aceitando mais aquele transtorno, pra não ficar "cega de raiva" rsrsrsrs.
      Minhas lentes agora são anti... tudo, pra não "esticar muito"...

      Abração
      Jan

      Excluir
  2. Muito legal!Conseguiste juntar as duas! Obrigadão! Linda frase! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica!
      As propostas facilitaram a junção ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  3. testando pois minha conexão aqui na praia tá de carroça. Nem sei se entrou o comentário bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas por ter atrasado a postagem... você até adiantou a proposta.
      Esquece a "carroça" e descansa!!!!

      Abração
      Jan

      Excluir
  4. Jan:
    Óculos são meus companheiros desde criança.
    No início eram igual fundo de garrafa, de tão grossas que eram as lentes.
    Depois com toda tecnologia disponível, houve uma significativa redução e hoje sem óculos eu não leio nada.
    Apesar da chatice que ter que ficar trocando óculos de sol pelo de leitura, só fico de mau-humor quando estou na praia, porque aí é um saco ter que usar óculos de grau, né.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sil,, óculos de leitura, fazem enxergar a areia 'esburacada', né?
      Eu uso óculos de grau para longas distância e as lentes são fotocromáticas...
      tenho Fotofobia Neurológica (sou chique bem rsrsrs).

      Abração
      Jan

      Excluir
  5. Olá Jan... Gostei muito das suas participações... Diferentes e bonitas!!!

    Uma semana muito boa... Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anete!
      Gostei muito do seu comentário!!

      Abração
      Jan

      Excluir
  6. Oi, Jan, tudo bem? Gostei imenso dessa sua postagem e a brincadeira que vc fazia na infância era muio legal e eu a fazia também! Bendito sejam ois óculos! Eu vivo sem eles mas para ler e ver de perto fico enlouquecida sem eles! Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza, estou ótima!
      Que pena... o papel do Sonho de Valsa continua com os mesmos desenhos, mas é opaco!!!
      Não vejo o mundo cor-de-rosa, mas uso óculos... (que NÃO TEM LENTES COR DE ROSA...)

      Abração
      Jan

      Excluir
  7. Boa tarde Jan, obrigada por partilhar o modo com são feitas as abençoadas lentes!
    A frase ficou excelente!
    Depois a sua historia dos óculos bem divertida!
    Eu fazia também com vidros de garrafas quando partiam! Muito perigoso;))!
    (Era muito traquinas;))! Belos tempos!
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ailime!
      Eu também aprendi sobre as lentes nesta oportunidade, então vamos agradecer ao tio Google. ;-)

      Vidro de garrafas quebradas... UI!
      Você era um perigo, hein? rsrsrsrs


      Abração
      Jan

      Excluir
  8. Olá, querida JAN
    Não me lembro de brincar com os papéis de bombom...
    Vc uniu as duas participações com muito êxito...
    Vou comprar os dois bombons e brincar como vc ensinou... ver cor de rosa vale sempre a pena!!!
    Bjm florido e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roselia!
      Só que já mão se fazem Sonhos de Valsa como antigamente! ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  9. Jan,não sei se meu comentario saiu...depois vc me avisa?Escrevi mas não vi a msg.Obrigada,viu? bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vi Anne... a msg não veio a mim!
      Obrigada por ter testado e me avisado...

      Abração
      Jan

      Excluir
  10. Gostei de ler as suas participações, Jan
    Ficaram muito legais!
    Eu uso óculos só em casa.
    Quando saio coloco lentes de contato.
    Me adaptei super bem.
    Te desejo uma abençoada semana.
    Beijos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verena!
      Obrigada pelo comentário!

      Costumo dizer que os fazem parte do meu visual... só tiro pra dormir, quando não durmo vendo TV ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  11. Olá,Boa noite, Jan
    ...vidro se presta à fabricação de lentes, não sabia nada sobre...
    ... o fato de deitar cada vez mais tarde, muitas vezes blogando , utilizo a visão por muito mais tempo e o meu olho não descansa como deveria, por isso, para quem fica muito tempo em frente ao computador e até mesmo da TV eu deveria usar óculos..mas...
    ...interessante a brincadeira, ver através da embalagem do Diamante Negro e do Sonho de Valsa... o ideal é colorir a vida genuinamente ,viver e conviver sem muita idealizações e como realmente é, a verdadeira realidade! ...
    Obrigado pelo carinho,belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Junior!
      "o ideal é colorir a vida genuinamente ,viver e conviver sem muita idealizações e como realmente é, a verdadeira realidade! ... "
      Hoje eu sei...
      O papel que o Sonho de Valsa nem é transparente mais! ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  12. Jan,
    Adorei as informacoes sobre as lentes, sempre aprendendo...
    E ficou super legal vc combinar as suas duas participacoes!
    Muito criativo!
    Bjs e uma linda noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucia!
      Gosto de ver gente nova por aqui.
      Eu também acabo de aprender sobre a fabricação das lentes.
      Agradeço seu comentário elogioso!

      Abração
      Jan

      Excluir
  13. Olá Jan,

    Você é sempre original com suas participações.
    Muito interessante o processo de fabricação das lentes. Uma arte.
    Você conjugou bem as participações. Ficou bem bacana.
    Uso óculos apenas para ler e para o computador e nunca me lembro de levá-los comigo quando saio de casa. Assim, acabo me atrapalhando na hora de conferir a validade dos produtos nos supermercados-rs.

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera Lúcia!
      Todos deveríamos ser "originais", pois somos únicos. Mas eu entendi o que quis dizer e agradeço.
      Preciso de "assessoria" pra ir ao supermercado... e nada vem fora do prazo de validade.rsrsrs

      Abração
      Jjan

      Excluir
  14. Oi. Jan. Obrigada pela visita. Seu texto está ótimo. Bom conseguir fazer duas blogagens numa só.
    Óculos são uma bênção, na medida em que nos devolvem o prazer de ver nitidamente. Mas não são nada cômodos para se usar o dia todo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia!
      Óculos são uma "cangalha" que traz conforto aos olhos. ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  15. Oi Jan ! Adorei tua visita e vim retribuir.ótima participação.Não gosto de óculos ,mas sem eles não sou ninguém.Abrincadeira de colocar papel celofane para enxergar colorido ,também fez parte de minha infância.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo bom, né Arlete?!
      Bastava trocar a cor do celofane...

      Abração
      Jan

      Excluir
  16. A menina sonhadora diferenciou nas cores as melhores escolhas...o mundo cor-de-rosa.Eu também achava lindo os óculos de gatinho,rsrsrs
    Em poética lembrança a brincadeira de menina ganhou cores e transparência.\o/
    Bjos, Jan.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Calu!
      Eu agora sou de óculos e gosto de gatinhos... alguns chamam de evolução.
      ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  17. Em pequena também queria usar óculos e não precisava, agora não quero e preciso :)

    Umas participações muito bem elaboradas e imaginativas, gostei!

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Por que será que óculos perderam o glamour????? rsrsrs

      Abração
      Jan

      Excluir
  18. Oi Jan! Maravilhosas as suas participações! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tetê!
      Que bom que você veio!!!!!
      Obrigada!

      Abração
      Jan

      Excluir
  19. Informativa e bela participação Jan.
    Bela partilha.
    Que sua semana esteja a fluir colorida e com paz.
    Santa Luzia cuida de nossos olhos e vamos buscando as cores.
    Que possamos ver além dos olhos ou óculos.
    Meu abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Toninho!
      Minha sogra rezava muito pra Santa Luzia e, coincidência ou não, ela faleceu sem nunca ter usado óculos...
      Obrigada por ter vindo conversar comigo!

      Abração
      Jan

      Excluir
  20. Oi Jan, a vida poderia ser mais transparente, ou pelo menos rosa não é mesmo?
    Criança é doida para usar óculos e vive brincando assim... hoje já não os queremos... mas dizem que a vista cansa depois dos enta..fazer o que..rs... Hoje são parte de mim para ver o mundo melhor!

    Parabéns pelas participações e muito obrigada por sua linda presença no Bolhinhas de Sabão para Maria.. A casa é sua.. volte sempre! :)

    Beijos beijos
    ⊱✿◕‿◕✿⊰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria e Mamãe!
      Gente, já estou no terceiro "enta"... e, é claro, uso óculos ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
    2. Que bom Jan, no terceiro enta! Sinal de muita vida!!! :)
      Beijos querida

      Excluir
  21. OiJan que linda participação: lentes de vidro e sua explicação. E a histórinha dos chocolates, amei. Eu fazia de lente tb os celofanes, adorava.
    Abraço carinhoso e apareça.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lia!
    Os primeiros chocolates a gente nunca esquece... e nem o mundo cor-de-rosa ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jan!
    Maravilha de texto!!!! Nunca havia me atentado para as inúmeras etapas que envolvem a fabricação de um óculos, ainda mais hoje, com lentes tão técnológicas... essa do papel celofane do Sonho de balsa eu já fiz, hahaha, com o papel do Diamente nem tentei, hahaha. Um abraço!

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE