PÁGINAS INDEPENDENTES

1 de ago. de 2012

VOLTANDO À TONA

Conforme anunciei no último post, neste final de semana fiz uma viagem à cidade onde passei pela adolescência... viajei até lá visando preencher uma espécie de lacuna e "mergulhei" bem fundo!

No sábado, participei da "Feijoada Solidária" organizada com a colaboração da TURMA DE APUKA (grupo do facebook no qual fui incluída...)... Agora sinto-me parte daquela que poderia ter sido a minha TCHURMA, há quase meio século.

O hotel no qual me hospedei não é adaptado formalmente para cadeirantes, mas eu percebi que poderia se acessível e me adaptei a ele.
Tive a ajuda da Regiani, amiga e companheira de viagem que, usando o carro do pai dela, me levou a um local especialíssimo: O COLÉGIO ESTADUAL NILO CAIRO, onde cursei o então chamado ginásio (correspondente hoje aos 4 últimos anos do Primeiro Grau, está SEXagenario, assim como eu...
E, como eu, ganhou uma "órtese"... mas nossa essência continua a mesma.

A cidade pareceu sorrir pra mim...
Céu azul, vento suave, novas e modernas  construções e flores mil;-)
O pequeno prédio que abrigava a loja dos meus pais estava lá, mas cada casa onde morei foi demolida e em seus lugares foram erguidas construções que abrigam espaços comerciais.

O quase novo edifício de apartamentos onde parentes meus moraram continua lá: firme, forte, artisticamente utilizado e muito bem localizado.
Circulei pelo centro da cidade, com a necessária tranquilidade, gozando do respeito de administradores e cidadãos.
O antigo cine Fênix, point da cidade nos idos anos '60, foi transformado no TEATRO FÊNIX.
A Igreja Matriz inacabada no meio da praça, transformou-se numa bela e rica CATEDRAL, que eu pude visitar internamente, graças a recém-construídas rampas que a fazem acessível a todos.
Numa esquina onde não havia nada relevante, agora há um shopping center. Ali eu e algumas das companheiras de excursão, almoçamos alegremente.
Ali desfrutei de uma comidinha chinesa "no capricho"... de uma vista lindíssima... de banheiros corretamente acessíveis e maravilhosamente decorados, numa atitude respeitosa a quem é... especial.
Findo o almoço, sentamo-nos um pouco na praça...
Em seguida, caminhamos até o ponto onde éramos esperados pelo ônibus que nos trouxe de volta. No caminho fotografei-me, tendo como cenário a igreja que me viu casar onde, novamente, despedi-me da adolescência mais uma vez... dessa vez com o testemunho do céu azul...

Quando saíamos da cidade, o ônibus parou e foi "invadido" por amigas bem humoradas...

No final do domingo, voltei à tona depois de um mergulho "intenso" e trouxe comigo uma saudade/lembrança boa daquela "tchurma" e daquela cidade...

Não existe mais "lacuna" !