
Na sala da minha casa, havia uma "arvorezinha", destas com pequenas lâmpadas "led" nas extremidades dos galhos protegidas por pequenas florezinhas de acrílico(?)transparente, que era utilizada como luminária. Um dia, as luzes se apagaram... desmontar e arrumar sairia mais caro do que adquirir uma luminária nova.
Jogar fora??? Mais lixo???E, assim, os galhos da árvore sem luz ganharam novas flores: bijouterias e jóias... e está no meu quarto.
No banheiro, usamos saquinhos de papel para forrar o cestinho e assim, temos saquinhos plásticos a menos jogados por aí...
Um dia, estive olhando meu quintal, todo impermeável, e fiquei triste... então decidi que cada metro quadrado que eu puder tornar permeável, vale a pena... então lancei mão dos meus poucos conhecimentos de paisagismo (adquiridos num curso informal e muito eficaz...). Contratei uma pessoa para o serviço braçal e encaramos a pequena obra:
Tira-se a calçada (impermeável*... por questão estética, deixamos uns 15 cm de lajota em cada lado). Cava-se de 20 a 30 cm no chão e preenche-se o espaço com brita (nº 2). Em seguida espalhei seixos brancos por cima, só pra ficar bonitinho** ;-). Um pequeno deck de bambu e está pronto meu cantinho "verde" (no sentido ecológico da palavra).
![]() |
E ASSIM, A NATUREZA TEM UM PEQUENO GANHO... MINHA CONSCIÊNCIA FICA 'ECOLOGICAMENTE' TRANQUILA... EU DURMO MELHOR... |
** Não devemos abusar do uso das chamadas pedras de rio... a água leva centenas de anos para esculpí-las e ninguém consegue esculpir com a mesma perfeição/irregular;-)