PÁGINAS INDEPENDENTES

11 de dez. de 2013

COMO VIRÁ O MEU NATAL

Chegamos ao Natal de 2013 e a amiga Roselia propôs uma interação natalina, em forma de BC. Assim, repito aqui a postagem de 04/01/2013:


"Entre pessoas maduras é diferente. Desbrava-se o conhecido. O conhecimento é reconhecimento." Affonso Romano de Sant'Ana 
Eu já sou prá lá de madura: conheço, reconheço e, considerando o "conhecido", planejo o desconhecido. 
Lembro de quando eu era criança... não haviam enfeites... havia um congraçamento familiar especial na noite do dia 24/12, íamos dormir um pouco mais tarde do que costumeiramente e, nós crianças, deixávamos um sapato aos pés da cama e, enquanto dormíamos, Papai Noel deixava um presente/surpresa. Naquele dia, o almoço era festivo.
Lembro de quando eu era adolescente... meus pais providenciavam um pinheiro natural (araucária...) e o enfeitávamos... eu achava lindo!!!!! A noite 24/25 era chiquérrima. 

Quando casada e mãe (anos '70), fiz uns poucos enfeites de Natal, mas nunca fiz presépio...Como tinha filhos crianças, confesso que deixei o consumismo tomar conta de mim... o Natal passou a girar em torno de presentes e comidas...Certa vez, contratamos um "Papai Noel", tornando-o o centro da festa... outra vez, enfrentei uma loja concorridíssima, no dia 24 de dezembro, para comprar um último presente pro meu filho mais novo...
 

No 'meu' primeiro Natal depois da separação matrimonial, comprei uma arvorezinha, alguns pequenos enfeites e... a pequena árvore ficou até bonita, mas olhei pra ela e tive vontade de jogar aquele NATAL pela janela... a separação me machucara muito e era bem recente. Em pranto, telefonei pro psicoterapeuta que me atendia regularmente... lembro bem das palavras dele: "- Você ainda tem família... pai, mãe, filhos,, sobrinhos... você não QUER jogar o Natal pela janela, isso é só uma reação passional. Cante... grite... dance... dê socos nas almofadas...Seus filhos vão ficar felizes de ver o NATAL aí na sua casa!". Quando desliguei o telefone, percebi que poderia encarar o Natal... aquela atitude profissionalmente compreensiva fora suficiente.Naquele Natal, meu filho mais novo  ganhou um gato do pai dele... logo o gato passou a ser 'nosso' e depois passou a ser meu... foi um presente de Deus pra minha nova família... pra nova EU...
 

Meu gosto por decoração natalina foi ganhando espaço naquele pequeno apartamento, cujas paredes me abrigaram até quando a doença neurológica me obrigou a construir esta casa.Demorei um pouco para me sentir EM CASA. Mas logo chegou dezembro e, com ele, o Natal... então, eu já era uma mãe cadeirante e divorciada... mãe de filhOs (homens). Na noite do dia 24 de dezembro eu teria que dividir a atenção dos meus filhos com o pai deles e a família das noras (os filhOs pendem pro lado da família da mulher deles e é natural ser assim). Encarei o desafio e resolvi fazer o "meu" Natal um pouco antes do dia 24... e assim garanti um bom "ibope familiar"... Paralelamente, minha condição  de cadeirante mais a necessidade de ter sempre alguém me ajudando fizeram com que os vizinhos e suas crianças me tomassem por uma pessoa totalmente inválida e ranzinza... pensei em "limpar" a imagem de TODOS OS CADEIRANTES E IDOSOS e comecei a promover o que chamei de "Natal da Vovó", numa festa que contou com os vizinhos e distribuição de presentes a todas as crianças convidadas.
...
 

No Natal de 2011, realizei um "sonho de consumo natalino" ;-) e montei uma Árvore de Natal bem grande (dessas que se precisa de escada pra enfeitar lá em cima...). Em compensação, mudei o NATAL DA VOVÓ, para o ANIVERSÁRIO DE JESUS ... distribui lembrancinhas e cada criança soprou uma velinha num "cupcake" e todos cantaram parabéns, pra Jesus.
 

Em 2012 montei a Árvore de cabeça pra baixo e organizei uma brincadeira própria de aniversário (uma grande bola recheada de coisinhas natalinas...) e distribui lembrancinhas expostas na mesa. Senti que agradou aos convidados, mas... o "ibope familiar" baixou e eu não gostei dessa parte.Sorte que ainda tenho um ano inteiro pra decidir sobre este novo desafio ;-).
 

Em 2013...??????

Toda a minha expectativa para o Natal de 2013 já foi postada aqui

42 comentários:

  1. Gostei de te ler, saber dos teus natais da infância e de agora. Tudo muda! Mas dentro de nós ele deve permanecer!

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica!
      É... tudo muda, só mesmo Aquele que É, continua sendo;-)

      Outra coisa, você é/está carismática e comenta em quase todos os blogs onde vou... e é sempre das primeiras a comentar!;-)
      Isto é animador, sabia?!
      E que venha 2014! e que nós passemos por ele...

      Abração
      Jan

      Excluir
  2. Querida Jan,
    Lembranças de Natal, tudo de bom! Adoro e esse seu post é mil!!!! Também escrevi umas lembranças, afinal é a vida! Bjs Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!
      Adoro "desbravar o conhecido"... descubro tanta coisa no meu porão!!!!!
      Certamente vou lá visitar o seu ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  3. "Os anjos disseram: Ó Maria! Deus te anuncia- Um Verbo, encarnado d’Ele, anjo novo é o messias, Jesus, Filho de Maria; será ilustre nesta vida e na outra; e estará entre os próximos a Deus.
    Ele falará aos homens, no berço, assim como na maturidade, e estará entre os virtuosos."

    DEUS vem nos visitar, alegremo-nos e n'Ele exultemos!!!

    Olá, querida JAN
    Já havia notado que vc era criativa... não estava errada: trocar o nome da festa pra ser mais feliz é valido sim, claro!!!
    Tanto faz Natal da vovó... Natal dos cadeirantes... Natal dos idosos... etc e tal...
    O que conta vc percebeu bem: É a alegria que nos inspira a Data Especial e o Menino Jesus que cura todas as nossas feridas apesar de, aparentemente, tão indefesos que somos (como nós duas)...
    Lindíssimo post!!!
    Obrigada pela sua participação...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Roselia!
      Natal é a presença de Deus entre nós e devemos homenageá-Lo... seja de que maneira for.
      Gosto muito de receber seu "Bjm"...;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  4. Oi Jan,
    Pôxa, que vergonha senti quando li sua postagem, eu aqui me lastimando com algumas dores da idade e você passou uma barra dessa e ainda tem essa alegria de viver, de escrever.
    Eu também perdi meu mardo para a morte, mas ainda jovem casei-me novamente e às vezes tenho até dó dele ter que aguentar minhas chatices.
    Mas você me fez mudar, a partir de agora serei outra mulher, você foi a minha salvação e só tenho que lhe agradecer e desejar-lhe um feliz Natal a você e a toda a sua família.
    Muito obrigada por você existir.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas



    1. Olá Dorli!
      Problemas todos temos e o nosso é sempre O MAIOR, pois é o único com o que convivemos...
      Confesso que, às vezes, eu gostaria de ter tido espaço para fazer "chatices" ;-)
      Mas não abuse das "chatices"... pode ser cansativo pro seu parceiro...
      De qualquer maneira é saber que ajudei concretamente alguém.
      Valeu a pena existir!!!;-)

      Abração
      Jan



      Excluir
  5. Nossa, Jan, adorei! Você realmente é uma pessoa especial, consegue converter momentos ruins da vida em oportunidades para aprender, amadurecer e melhorar cada vez mais!
    Desejo que seu Natal seja maravilhoso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!
      Pois é... precisei ter Necessidades pra me deixar ser especial!!!

      Abração
      Jan

      Excluir
  6. Bom dia, Jan. Com certeza você passou momentos difíceis em sua vida, fico imaginando que não deve ter sido nada fácil para você.
    Portanto, que o amor de Jesus seja derramado em seu coração, que as misericórdias de Deus te alcancem.
    Com ou sem comemoração natalina, devemos sempre ter Jesus como o nosso melhor presente, assim como tudo o que Ele nos dá e faz por nós.
    Beijos e tudo de bom!
    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Patrícia!
      Confesso que não tem sido fácil.
      Já 'briguei' muito com Deus ;-) mas me rendi e agora 'somos amigos' ;-)
      Obrigada por sua visita!

      Abração
      Jan

      Excluir
  7. Jan,
    cada Natal veio trazendo sua lembrança marcada pelas histórias vividas, porém, sem deixar de também trazer a doçura dos bons momentos que aconteceram;sábado haverão outras açucaradas horas que se juntarão às melhores lembranças dos teus Natais.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperançosa, Calu!
      Por enquanto, está tudo saindo como planejado... e com bastante açúcar ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  8. Super emocionante querida Jan.
    Que seu Natal seja o melhor de todos e que Jesus renasça em seu coração em todos os dia de 2014.
    Grande beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria Teresa, sobrevivi a alguns Natais e vivi outros... mas sempre mantenho a esperança no próximo porque, de alguma forma e até inconscientemente, sempre dei espaço pra Jesus.
      Obrigada pelos votos pro ano que vem!

      Abração
      Jan

      Excluir
  9. Oi Jan,
    Achei interessante seu texto cheio de recordações,
    e a melhor parte foi quando vc comemorou em 2011 o aniversário de Jesus!
    Os adereços do Natal estão ocupando o centro da celebração e Jesus, aquele que é o centro da Natal, está sendo empurrado para a lateral.
    Precisamos devolver o Natal ao seu verdadeiro dono!!
    Adorei seu post.
    Desejo um final de ano,com muito ânimo,alegria e que se torne realidade os sonhos que você deseja alcançar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Clau! eu acredito que cada 'tema' que usei nas últimas comemorações natalinas tenham sido uma busca real e material do sentido espiritual do Natal, para mim.

      Abração
      Jan

      Excluir
  10. Olá Jan,

    Adorei a linha do tempo...Natal um mais emocionante que o outro...e assim vamos comemorando o aniversário do nosso Grande Mestre Jesus...

    Tenha um Abençoado Natal!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam!
      Adoro ver gente nova por aqui!
      Gostei do pudim da capa... vou abrir seu livro e apreciar suas prendas domésticas ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  11. Olá Jan
    Falando francamente como é terrível dividir filhos com ex marido, sei bem porque faço sempre isso, hoje já é mais difícil reunir a família toda, fiquei comovida com seu post porque me identifiquei em algumas partes. Hoje deixo o natal me levar e nada planejado deixo acontecer. A cada dia te admiro, achei maravilhosa a idéia do natal da vovó e aniversario de Jesus, fazer pessoas felizes é o caminho. Parabéns.
    Aproveitando agradeço o carinho e a companhia neste ano que já esta quase chegando ao fim e te desejo dias de muita paz, saúde e harmonia a você, sua família e seus bichinhos e um Natal abençoado. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil sim, Verinha!
      Os meus filhinhos são 'grandinhos' (até meio velhinhos...) e já fiz todo o tipo de Natal que pude imaginar.
      Agora vou descansar e 'assistir' o Natal... mesmo que seja pela TV ;-)
      E vou blogando. Estarei por aqui, sempre no meu ritmo lento.
      Que seu Natal seja sempre abençoado!

      Abração
      Jan

      Excluir
  12. Oi, Jan!
    Depois que perdi meus pais também quis jogar o natal pela janela, daí percebi que se fazer importante na vida de algumas poucas pessoas faz a diferença.Nunca espero um natal grandioso, apenas a companhia das pessoa que amo. O melhor do Natal está na preparação e nela entra o esvaziamento de nós mesmos, para deixar Jesus ocupar o seu lugar.
    Boas festas e feliz 2014!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Luma, descobri que o Natal é uma data de interiorização... para termos o que exteriorizar.
      Nada pode ser mais "grandioso" do que ter Jesus para 'preencher' e 'oferecer'.
      ;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  13. Oi, Jan!
    Adorei a carinha natalina do seu blog... e também gostei da ideia de você adiantar o natal em alguns dias, pois realmente os homens tendem a passar festas com as famílias das esposas, praticamente todos eles.

    Muita serenidade nestes dias festivos , e que possamos continuar juntas em 2014!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!
      Compreendi que uma dose de responsabilidade com o Natal em todas as nossas relações sociais, sejam virtuais ou presenciais... acho que foi o que me levou a deixar o meu blog com "carinha natalina" ;-)
      Minha comemoração familiar de Natal já passou e foi bom! Vou mostrar no próximo post...
      "Serenidade"... é tudo de que eu preciso nos próximos dias. VALEU!

      Abração
      Jan

      Excluir
  14. Olá Jan,

    Cada Natal com suas lembranças, ora felizes, ora mais ou menos, ora dolorosas, mas o importante é a garra que emana de você, que nunca deixou a peteca cair e é um exemplo de criatividade ao elaborar suas celebrações. Adorei ler e relembrar meus primeiros natais, como este de deixar os sapatos ao pé da cama ou colocar um pé atrás da porta para o Papai Noel colocar o presente. Difícil era dormir-rsrs.

    Dei uma passada no link de sua expectativa para o Natal 2013. Adorei a decoração. Que seja maravilhoso, de muita paz e luz e conforme idealizado por você. Que 2014 lhe traga muita saúde e surpresas felizes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Vera Lucia, "Cada Natal com suas lembranças..."!!!!!
      Ainda bem que o 'balanço' foi positivo e me permite, ainda, fazer planos.
      Em 2014, pretendo estar firme por aqui.

      Abração
      Jan

      Excluir
  15. Oi Janice!
    Quanto tempo, né? :)
    Estou de passagem pra te desejar um Natal maravilhoso, muito feliz e repleto das bençãos de Deus.
    Amei seu post (assim como amei todos os livros que você já escreveu)
    ;)
    Um grande abraço e tudo de bom pra você, pois vc merece! <3

    Cid@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciiiida!
      Que coisa boa vê-la por aqui!
      Passe sempre por aqui;-)
      Tudo de bom pra vc também... temos direito ao que é bom;-)

      Abração
      Jan

      Excluir
  16. Jan minha linda vim te desejar um lindo e abençoado Natal
    Obrigada por todas as vezes que veio no meu cantinho,
    .#.
    .###.
    .#%##%.
    .%##%###.
    .##%###%##.
    .#%###%##%##.
    #
    #
    Feliz Natal pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      Obrigada por vir até aqui!
      Tenha também um feliz e abençoado Natal!

      Abração
      Jan

      Excluir
  17. Oi, Jan!
    Vim retribuir sua visita e encontro aqui uma participação repleta de histórias criativas de natal... adorei!
    Já fiquei por aqui.
    Um abraço, Natal espetacular, coberto de bênçãos e sentimento de renovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que você ficou, Bia!
      "...bênção e sentimento de renovação." é tudo de bom ;-)
      Que seu Natal venha assim também!

      Abração
      Jan

      Excluir
  18. Olá!Boa tarde,Jan
    parabéns pela participação na BC da amiga Rosélia
    ...sim, eu tenho certeza, que O Natal pode e deve ser todo dia, e devemos nos comprometer sim.E que o verdadeiro espírito de Natal não se resume em palavras, mas em gestos concretos..e isso é o que vc sempre fez, em momentos diferentes,umas boas outras ruins, com sua força de guerreira, em cada Natal , a criatividade ,sempre elaborada, e pensando em praticar o bem...
    Muito bom...
    vim agradecer pelo carinho e pelos parabéns, e desejos de um Feliz Natal Iluminado e Ano Novo pleno de saúde,esperança, paz e luz!Muito obrigado!
    Belos dias, beijos té 14...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Felis... eu não sou de dizer palavras adocicadas (acho piegas).
      Prefiro agir e me alegra saber que vc percebeu essa minha característica.
      Té +

      Abração
      Jan

      Excluir
  19. Jan, querida, sabe, sou daquelas pessoas que falam bastante, que são comunicativas e se expressam muito.
    Mas, também, sou daquelas que diante de determinados assuntos, por serem um poço de sensibilidade (vejo isso com olhos preocupantes porque, vez por outra, essa minha extrema sensibilidade me atrapalha bastante), se calam involuntariamente, entende?
    E lendo você, perdi as palavras... Só posso dizer que é tudo muito lindo e tocante...
    Deus abençoe! Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Karin!
    Relatei a minha realidade natalina através do tempo. E sobrevivi... sou meio "coro grosso" ;-)
    Acredito que sua "extrema sensibilidade" a atrapalhe bastante. Mas não se preocupe: Deus a conhece bem e a Vida vai 'pegar leve' com vc ;-)
    Continue sendo essa pessoa 'leve' que parece ser e que Deus a abençoe!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  21. Querida Jan, estou passando pra deixar um abraço de felizes festas e que em 2014 possamos partilhar juntas nossa amizade na blogosfera.

    grande beijo da amiga que a admira muito!

    Lu Cavichioli

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!
    Recebo seu abraço com grande satisfação e retribuo os votos e a admiração.
    Em 2014, estaremos aqui, com certeza!!!!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  23. Olá Jan,
    Sei que não estava mais esperando a minha visita, espero não estar incomodando com essa chegada fora de hora,rsrsrs. Pois é, mas acho que todos os dias do ano podem ser dia de Natal. Sou doida mesmo, pode acreditar. Faço festa no coração o dia que tenho vontade e se posso, todo dia é dia de festa. Fiquei encantada com sua postagem e ainda não sei como foi o seu Natal, pois resolvi começar minha leitura exatamente aqui, então espero que tenha sido muito bom... Ainda dá tempo de desejar-lhe um 2014 de paz e bem, não é? Então me aguarde, vou conferir suas outras postagens, ok? Bjks no coração

    ResponderExcluir
  24. Visita cordial não incomoda, Renata!
    É sempre tempo de desejar FELIZ ANO que ainda é NOVO.
    Continue passeando por aqui... estou te acompanhando.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE