PÁGINAS INDEPENDENTES

22 de set. de 2011

PRIMAVERA

A Primavera chegou, para o "lado de baixo do Equador".


Primavera...

sempre dá a volta...

sempre começa de novo!

Tenho um Buganville, que prefiro chamar pelo nome popular: Primavera!
Plantei em 1999 e ela cresceu e floresceu envolvendo a janela da minha sala de jantar.
Passados uns 5 anos, construi o piso superior da casa e cortaram-na, ficando apenas o tronco principal. Brotou novamente e se apoiou na treliça decorativa acima da janela que continuou envolvida por flores.
Um dia, floresceu tanto que sucumbiu ao peso das próprias flores e caiu. 
Busquei socorro e meu arbusto lindo foi amarrado à treliça, onde apenas se apoiava.
Assim ficou viçosa por algum tempo.
Na sequência, a Primavera foi atacada por pragas...
Limpei os galhos, podei-os adequadamente e apliquei um bom pesticida. Tudo parecia bem, até que o terreno bem ao lado recebeu uma enorme casa, cuja construção se interpôs entre os raios de sol que proporcionavam vida plena à Primavera... e a planta, que ficou desnorteada... mas eu preciso muito dela VIVA e perto de mim!
Mandei construir um "arremedo de pérgula" e direcionei os galhos em direção aos raios de sol que vêm de outro lado.
E, mais uma vez, a Primavera fugiu do inverno: tendo seus galhos apoiados, encaminhou-os em direçao ao sol. Ventos fortes e chuvas fizeram cair suas folhas envelhecidas e surgirram novas folhinhas, tenras e bem verdinhas.
Mesmo com as folhas manchadas pela falta de sol, minha Primavera ofereceu seus galhos como abrigo a passarinhos que construiam ninhos buscando a perpetuação da própria espécie. Pena que a passarinha viu seu ninho entre galhos desfolhados e foi-se embora... Mas, eu já finquei raiz aqui e tenho esperança de ver a Primavera florida novamente.
A PRIMAVERA ME INCENTIVA A SEGUIR LUTANDO POR UM LUGAR AO SOL.


2 comentários:

  1. Que as cores e os cheiros da estação estejam em sua vida, amém!

    ResponderExcluir
  2. Jan, flores me fascinam a alma!!! Lindas essas, deu pra sentir o cheiro bom daqui...se bem que num sei se são delas ou da sua alma.
    bjokitas :)

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE