PÁGINAS INDEPENDENTES

24 de mar. de 2013

NA BLOGOSFERA

Eu tinha planejado um passeio no ‘blogquarter’ (minha vizinhança na blogosfera) para hoje, mas hoje está um tantinho frio aqui em Curitiba, então resolvi ficar em casa e olhar pela ‘janelinha’... e , daqui, assumo uma posição crítica sobre os blogs em geral e conto como faço visitas e/ou comentários.


Entendo cada BLOG como uma página pessoal.
A dona(o) da casa deve ‘se apresentar’ logo na entrada. Nosso PERFIL pode ser lacônico... mas FAKE... pra que?
Nossa página pessoal deve conter, visíveis, apenas as informações necessárias.
As PÁGINAS INDEPENDENTES são ‘gavetas’ onde podemos guardar muita coisa.
Cada vez que postamos um assunto, é como se propuséssemos uma ‘mesa redonda’, da qual devemos participar.
Ando evitando ‘anfitriões’ que se atribuem bondade infinita e/ou que me dão conselhos gratuita e escancaradamente e outros que propõem assuntos excessivamente fúteis.
Se proponho uma conversa qualquer e ‘abro as portas’, procuro facilitar a entrada dos ‘conversantes’:
Nada de letrinhas verificadoras (chateia e não adianta muito, pois alguns “robots” sabem ler e escrever...);
A chamada MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS é eficiente... se houver algum “anônimo” não identificado fica de fora e, se trouxer um link pra você clicar pode ser ladrão... Cuide-se!
Nossa ‘casa virtual’ não deve ser um labirinto...
Prefiro blogs silenciosos... sem musiquinha de fundo (parece sala de espera...) e aquele “blim, blim” de sininhos é chato demais (este é meu gosto pessoal e respeito quem gosta)...

Abro o PAINEL DO BLOGGER diariamente, depois de ‘ir’ ao correio (ler e responder algumas mensagens de E-MAILS) e entrar na ‘minha’ agência, no INTERNET BANKING pra verificar as finanças, pagar as contas do dia, e tudo mais que se faz num Banco.
Quando na BLOGOSFERA, faço a moderação de comentários deste blog ASSIM, ASSIM (aqui, além de moderar, costumo responder aos comentários) e no E-LIBRARY ...meu envolvimento termina na organização e moderação... eu só comento algum texto dos autores que colaboram comigo nesse blog/projeto.
Como todos sabem, o PAINEL de cada blogueiro, mostra as ‘novidades’ disponíveis nos blogs que seguimos.
Costumo começar pelo começo... e sigo visitando um a um. Leio o post até o final e se me ocorre algo a comentar, comento... se não, vou em frente.
Com o tempo, aprendemos a imaginar o conteúdo do post e, começamos a ‘procurar’ por determinado blogueiro...
Quantas visitas e quantos comentários por dia?
Muitos... poucos... nenhum....
Depende...

EXISTE OUTRO TIPO DE VIDA ALÉM (E AQUÉM) DA BLOGOSFERA.

23 comentários:

  1. Gostei de ver esse teu passeio e considerações bem pertinentes! beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica!
      É bom ler seu comentário...
      Minha semana está bastante movimentada e isso é lindo!

      Excluir
  2. Oi Jan
    Muito bom o post, concordo totalmente contigo! Se vejo que não tenho nada a dizer, prefiro nem comentar, literalmente kkkkkk. Tem um mimo paras vc lá no blog.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, estou indo lá buscar o mimo. Brigadão!
      É isso aí... se não temos nada a dizer, não dizemos, né? kkkkkkk

      Excluir
  3. Olá Jam, temos opiniões bem parecida em relação ao mundo dos blogs, (tirando o sininho... kkk acredito que poucas pessoas gostam deles) também acho que nossos "cantinhos" não dever ser um "labirinto", quando mais fácil de navegar melhor... :)

    Abraço
    Ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GeISIAne!

      Sininho... minha vizinha tem um "plim, plinzão'... acho que sou traumatizada. ;-)

      Blog/labirinto me irrita... e não é nem trauma... rsrsrsrs

      Excluir
  4. Ajo bem parecido com vc, Jan.Vejo os blogs como páginas ilustrativas pessoais, como de uma revista de variedades,mas com a boa diferença de permitir que haja uma interação(conversa)entre autor/a e leitor/a) e isto incentiva e atrai.
    Boa semana pra ti.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Sensasional Jan, adorei tudo que escreveu e concordo com grande parte. Mas como as pessoas são diferentes cada um tem seu jeitinho mesmo por isso que muitas vezes eu imagino algumas personalidades dos amigos blogueiros, rss, julgamentos superficiais e bobos né, não é bem julgamentos, mais pensamentos de acordo com o que eles compartilham, seus gostos e pensamentos, outra coisa que amei foi o encerramento de que há vida fora da blogsfera, também acho que tudo em exagero é prejudicial, seja o que for....
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  6. ah aproveitando a oportunidade e o assunto o blog do E-library está com a verificação de palavras ainda, .... se houver possibilidade de retirar facilita muito nossa comunicação, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, é assim mesmo: tem me falar o que tá errado... 'acho que' corrigi o E-LIBRARY... estava com um probleminha de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema kkkkkk).
      Isso, que eu fiz, chama-se 'pagar mico on line' rsrsrsrs!
      Sempre que vc vir algo assim, me avise que agradeço.

      Excluir
  7. Jan, minha flor de delicadeza, que saudade daqui! Desculpe-me pela ausência! Andei por aqui alguns dias em silêncio, mas não esqueço o "Assim, Assim" não, viu.

    Jan, temos pensamentos bem parecidos. Não gosto da verificação de palavras e as músicas de fundo podem até ser legal, mas eu não consigo ler bem quando estão tocando. O sininho eu até acho bonito, mas se eu ficar muitos minutos lendo em um blog que o tenha, eu acabo "fechando" o sininho (geralmente tem um X bem do lado dele que se clicarmos faz ele desaparecer por aqueles instantes). Acho que um blog tem que ser a cara do seu autor, mas de toda forma ele deve ser aconchegante, receptivo porque afinal ele será visitado. Ah! Jan, você não sabe como eu gosto da imagem do café com bolo que você colocou aqui! Adoro conversar com você.

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogando e aprendendo, Daiana... eu não sabia que era tão fácil neutralizar o sininho...
      Ah, como gosto de ler palavras elogiosas!! Até te perdoo pelo sumiço...
      Venha e puxe uma cadeira...

      Excluir
  8. Olá Jan.
    Tudo muito bem escrito, sabes que já fiz muitas bobagens em meu blog, não que ainda não faça, mas bem melhor do que era,kkkkkk.
    A musica era uma delas, já esta quase lá.
    Adorei este texto, deu para aprender algo pode ter certeza.
    Nossa que saudade deste frio de Curitiba, quase morro do calor por aqui.
    Bela quarta feira. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verinha, quem mais aprendeu com esta blogagem a respectivos COMENTÁRIOS fui eu!

      Aqui está um friozinho light, muito agradável... por enquanto rsrsrs

      Excluir
  9. Olá Jan, passando para deixar meu carinho.
    A você e sua família uma páscoa de muito amor, saúde, paz e renovação. Meu abraço de feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto. Quase tudo que você disse a respeito dos blogs já abordei também, já falei sobre as benditas letrinhas de verificação, quando tem, muitas vezes prefiro não comentar. Blogs a meu ver não foi feito pra colocar músicas, se quero coloco uma do meu gosto. Com certeza, mais uma chatice. Ah, obrigado pela visita.
    Parabéns!!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Jan hoje passo especialmente para lhe desejar um feliz domingo de Páscoa. Concordo em vários aspectos com a sua opinião, a música nos blogs nem ouço, pois normalmente tenho o volume do computador mesmo no minimo, quanto a comentar se o assunto não me diz muito, não comento nesse dia, fica para uma próxima visita.
    Um grande beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Jan, eu também já criei alguns posts acerca de coisas que me agradam e desagradam na blogosfera, mas é óbvio que não expus nenhum autor, afinal, como você bem disse tudo é muito pessoal.
    Mas mesmo sendo pessoal, acaba deixando de ser quando estamos expondo ao público nossas ideias e pensamentos.
    Tenho notado autores que não andam respeitando o modo de viver de algumas pessoas, desmentindo fatos que não possuem evidências, usando termos pejorativos e esquecendo de enfatizar que aquela não é uma verdade absoluta, é somente a sua opinião pessoal.
    Realmente, isto de certo modo me inquietou em meu retorno a blogosfera, porque não presenciei em apenas um post e um blogue, mas em uns três e o mais absurdo é que a impressão que tive é que os comentaristas, ou não leram, ou querem "fazer bonito" concordando com tudo, ao passo que estão é "fazendo feio" em aceitar preconceitos declarados sem ao menos procurar se inteirar do assunto por outras fontes, como se o autor fosse um semi-deus.
    Sobre o seu post, indo por partes, meu perfil é bem lacônico, porém, não é fake, mas eu não tenho nada contra os perfis fakes. Há muita gente que usa a blogosfera como uma forma de desabafo que não podem fazer fora dela e, por esta razão, preferem não ser identificados. Tenho muitas parceiras assim e, desde que não venham trollar e respeitem aos outros, também merecem meu respeito. E para mim o que importa é o que escrevem. Muitos fakes, por sentirem-se protegidos, conseguem ser mais transparentes e abertos em assuntos mais sérios e pessoais dos que aqueles que não fazem uso deste recurso.
    Acerca dos "anfitriões", quando são apenas "anfitriões", ou seja, ficam em seus espaços, tudo bem. Apenas evito. O que realmente não aceito é quem invade meu espaço para dizer como devo ou não escrever. E não estou me referindo às críticas construtivas, mas pessoa que sequer leram o post e dão pitaco como se o meu interesse em blogar fosse o mesmo que os delas. E consigo perceber quando uma opinião vem com boa e com má intenção.
    Sobre o CAPTCHA, verificação de palavras, de fato é chato ficar provando que não se é um robô, porém, quando vejo que o blogue tem moderação de comentários, deixo EM OFF um aviso, porque desde a mudança de interface que o Blogger arma esta peça em alguns blogueiros reativando a mesma sem que eles percebam.
    Também dou preferência aos blogues silenciosos e o "blim blim" me tira totalmente a concentração da leitura. ahah!
    Não respondo aos comentários, segundo muitos, eu já escrevo demais, sou assumidamente prolixo e não vou mudar para agradar. Não sou prolixo sequer em comentários como pode perceber. Mas em verdade, não respondo porque eu tenho certeza de que não teria como responder a todos. Respondo alguns quando percebo que o comentário precisa de uma explicação pra geral.
    Número de visitas, seguidores, comentários é muito relativo. Não tenho esta obsessão por números. Eu gosto que me leiam e que comentem quem tem algo a dizer e soube interpretar o texto, isto me basta como blogueiro.
    Existe outro tipo de vida além e aquém da blogosfera, com toda certeza.
    Abraço.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris, vamos por partes ;-)
    Perfil: sair pela tangente, expondo no blogue alguma "frase de efeito" tudo bem, desde que, se acessarmos a página PERFIL no BLOGGER, consigamos, basicamente, saber com quem estamos interagindo. Seria um sinal de respeito entre blogueiros e é um sinal de auto-aceitação, o que é saudável.

    Verificação de Palavras: é chato sim, mas não me impede de deixar meu comentário, se eu tiver o que comentar... eu só que é totalmente.

    Plim-plins e musiquinhas de fundo: é só uma questão de gosto pessoal e o blog que utiliza esse recurso precisa ter algum conteúdo que sobreponha a isso.

    Enfim, há vida além e aquém da blogosfera... mas há vida NA BLOGOSFERA e devemos ser a mesma pessoa vivendo em qualquer lugar.

    "Tô nem aí" pra estatísticas, como diz nossa amiga Patrícia *Gentileza gera Gentileza*

    ResponderExcluir
  14. FALHA MINHA;-)
    Verificação de Palavras: acho totalmente inócuo.

    ResponderExcluir
  15. Jan:
    Vim conferir sua opinião sobre a blogosfera.
    Somos bem parecidas na navegação.
    Também acesso a página onde aprecem as atualizações dos amigos (blogs que eu sigo) e aqueles posts que me chamam a atenção, eu clico e visito.
    Caso o assunto além de interessante, me desperte a vontade de comentar, eu assim o faço.
    Caso contrário, não escrevo nada. Pois prefiro o silêncio, do que escrever bobagem só pra mostrar que passei por ali.
    Concordo com praticamente tudo o que você escreveu, mas especialmente que nossa ‘casa virtual’ não deve ser um labirinto..
    Vou tomar a liberdade de copiar e postar seu texto lá no meu blog, ok.
    Caso você considere minha atitude, um atrevimento (rsrsrsrsr), pode me puxar a orelha e pedir que eu retire a postagem.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE