PÁGINAS INDEPENDENTES

17 de abr. de 2013

EUTANÁSIA ANIMAL


Quando assumo uma responsabilidade pessoal com algum animal que posso chamar de MEU, tornei-me responsável pela qualidade da VIDA e da MORTE do mesmo.
Ouso discordar de como se usa o termo SACRIFÍCIO(para o animal)... considero que o maior sacrifício seja para o humano responsável pelo animal. Quanto a mim, prefiro ver um animal meu morto, a vê-lo sofrendo  por alguma dor física intensa e crônica e/ou por má qualidade de vida.
Acredito firmemente que este mundo, incluindo os animais, foi feito para os homens...
“Deus os abençoou: Crescei e multiplicai-vos. Enchei a Terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gênesis I, 28 – BÍBLIA SAGRADA).

A citação bíblica transcrita acima me confirma que além de legalmente permitida, a Eutanásia Animal é moralmente aceita, pois enquanto Filha de Deus, sou responsável por Suas criaturas e Ele está me supervisionando...


O assunto é polêmico, mas é necessário abordá-lo, sempre ressalvando que minha opinião encontra respaldo em MINHA crença religiosa...

Sob o aspecto ético e humano, remeto-os a este ARTIGO , com o qual concordo totalmente. 

16 comentários:

  1. Com toda a certeza,Jan, é preferível aliviar o sofrimento do que vê-los sofrer interminávelmente.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Olá Jan.
    Concordo com seu post. Eu como sou apaixonada pelos meus animais não suportaria vê-los sofrendo por ignorância ou egoismo de minha parte. Claro que não é fácil, mais já foi preciso tomar esta decisão em dar o descanso devido a um amigo de patas e olha que foi muito sofrido, doeu-me muito, mas meu amor por ele foi maior.
    Não posso acreditar que exista pessoas que deixem seus animais sofrendo até a morte, pois tem certos tipos de doenças que os leva a horas de sofrimento.
    Te admiro Jan. Um belo dia, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário, Verinha... é difícil, mas somos responsáveis... não foi nada fácil...

      Excluir
  3. Jan, bem vinda de volta.
    Este assunto além de polêmico, mexe um tanto comigo, como sabe.
    Decidir sobre a vida de um ser vivo nem sempre é fácil, porém, temos que fazer aquilo que acreditamos.
    Abraço e boa quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Christian... este assunto mexe com todos nós, mas é bem concreto e temos que fazer aquilo em que acreditamos.
      É tão difícil decidir, né?

      Excluir

  4. Olá JAN,

    Li o artigo.
    A decisão é mesmo difícil para o dono do animal, que o ama e vai sofrer com a ausência do mesmo. Mas, sinceramente, não sei como eu procederia se tivesse um animal e precisasse optar pelo seu fim para evitar-lhe maior sofrimento. Não sei como minha cabeça trabalharia com esta situação. Não tenho uma opinião formada a respeito, mas não condeno quem o faz por amor, para evitar maior sofrimento ao animal quando seu caso é irreversível.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma decisão difícil e cada situação deve ser analisada com MUITO critério... mas, eu acredito que Deus nos outorga o direito/dever de decidir.
      É assim mesmo, só conseguimos formar uma opinião, quando nos vemos diante do caso concreto. Eu mesma nunca pensei seriamente neste assunto enquanto não vivi a situação...

      Excluir
  5. Olá querida Jan!
    Penso como você querida.
    Mas tem pessoas que não pensam assim, conheço uma pessoa que tem um gato que agoniz há meses, eu escuto daqui o miado de dor...coitado.
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Teresa, há pessoas que questionam se temos este direito, diante de Deus... ainda bem que eu acredito que tenho direito... e também o dever de decidir.
      Não posso simplesmente "lavar as mãos"...

      Excluir
  6. Adorei a sua postagem
    gostei muito do assunto
    bjs
    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le, você (tão novinha) não precisa encarar este assunto ;-)
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre!

      Excluir
  7. Olá!Boa noite
    Jan
    ...realmente é difícil e complicado abordar este assunto quando não se passa por uma situação ao menos parecida....mesmo que no artigo tenha sido dito que temos que deixar a paixão de lado e decidir pela eutanásia se o prognóstico/diagnóstico são mínimas ou inexistentes.
    Bem... não vou ficar em cima do muro...uma decisão sem entrar no processo de avaliação psicológica e espiritual.
    Sou a favor da eutanásia em casos extremos porque acredito que a eutanásia significa provocar uma "boa morte", ou seja, em que uma pessoa acaba com a vida de outra pessoa para benefício DESTA... a vida é tirada para benefício da pessoa A QUEM essa vida pertence... "reduzindo" esse sofrimento, um ato de solidariedade e compaixão.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felisberto, meu amigo e parceiro!!!
      Vamos esclarecer: sou a favor da eutanásia ANIMAL, porque sinto-me como responsável pela vida dos animais... mas sou FRONTALMENTE CONTRA A EUTANÁSIA EM HUMANOS, pois apenas a DEUS compete tal responsabilidade.
      E minha posição não PASSIONAL... é,acima de tudo, RACIONAL.

      Obrigada pelo comentário, que oportunizou este importante esclarecimento.

      Excluir
  8. Concordo plenamente Jan, ver sofrer um animal que amamos e saber que ele não vai melhorar, é bem mais desumano do que aliviar o seu sofrimento.
    Um grande beijinho
    Maria

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE